Estudo Competências-chave em Epidemiologia

A Unidade de Epidemiologia do Instituto de Medicina Preventiva (FML) e a Associação Portuguesa de Epidemiologia encontram-se a desenvolver o estudo “Identificação de Competências-chave em Epidemiologia”. Este projeto pretende fazer um levantamento da aplicação de competências em Epidemiologia no contexto nacional, e associação com níveis de experiência e eventuais necessidades de formação.

Numa fase inicial do estudo, foi elaborada uma primeira lista de competências a partir de uma revisão de portfólios internacionais que resultou numa lista de 87 competências agrupadas em 8 domínios.

A lista de competências foi submetida a um painel de peritos e o conteúdo das sugestões foi analisado, com consequente reestruturação do formulário, permitindo obter uma lista completa e coerente de competências chave em Epidemiologia.

Foi, posteriormente, elaborado e validado um questionário que foi aplicado a um grupo alargado de profissionais envolvidos na realização de estudos epidemiológicos ou na sua aplicação em saúde pública.

Atualmente o estudo encontra-se na fase de validação e análise de dados e está prevista a elaboração do relatório final para Janeiro de 2013 que será divulgado para conhecimento público.

Com este estudo, espera-se definir orientações para a certificação da formação em Epidemiologia, que conduzam a uma prática correta e de excelência.

Encontra-se disponível o site do projeto “Competências-chave em Epidemiologia”: http://competenciasepi-uepid.wikidot.com/. Aí poderá encontrar toda a informação sobre o projeto, nomeadamente, descrição do estudo, a equipa de investigação, as instituições convidadas e outras informações.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License