Editorial

A epidemiologia enfrenta hoje um desafio de diversificação versus integração. Este desafio reflecte-se em diferentes níveis, metodológico, na diversificação dos campos de interesse mas também na separação entre os que se especializam em aspectos da investigação e os que definem planos e implementam intervenções.

É neste contexto que a Unidade de Epidemiologia do Instituto de Medicina Preventiva (FML) tem feito o seu percurso, desenvolvendo as suas atividades na identificação de determinantes de saúde em doenças crónicas como a hipertensão, cancro e asma; com diferentes metodologias nas diferentes fases, desde a amostragem à recolha e análise de dados; integrando as perspectivas observacional e de intervenção, ao nível dos cuidados de saúde primários e nos cuidados hospitalares.

É com agrado que damos a conhecer o nosso trabalho nesta newsletter. Mensalmente, serão apresentados os principais desenvolvimentos dos projectos, além da nossa proposta de formação integrada no Mestrado em Epidemiologia (FML). Pretendemos também que a newsletter seja uma plataforma para divulgação de oportunidades profissionais relacionadas com a Epidemiologia e de notícias de outras instituições parceiras.

Esperamos que esta newsletter permita uma maior ligação à comunidade científica e ao público em geral, na nossa filosofia de Unidade de portas abertas.

Sinta-se bem-vindo!

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License