XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Andrologia | IX Reunião Ibérica de Andrologia

Drª. Sofia Ribeiro no XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Andrologia | IX Reunião Ibérica de Andrologia

Congresso%20SPA.png

A Drª. Sofia Ribeiro, médica interna do Ano Comum no Hospital de Santa Maria e colaboradora da Unidade de Epidemiologia no projeto "SEXOS: Sexual Dysfunction Observational Study in Portugal", foi convidada a participar no XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Andrologia | IX Reunião Ibérica de Andrologia, que se realizou nos dias 22 e 23 de Julho, em Tomar e que contou com a presença de alguns dos maiores especialistas ibéricos da área da Sexologia.

A participação da Drª. Sofia Ribeiro destacou-se pela apresentação de uma comunicação oral entitulada "Perceções e Práticas dos Médicos de Família na Abordagem da Disfunção Sexual", integrada num painel de discussão com vários profissionais de saúde.

Esta apresentação teve como principal objetivo divulgar alguns resultados do projecto SEXOS, abordando a perspectiva dos Médicos de Família em relação aos pacientes com Disfunção Sexual.

Como conclusões deste estudo destacam-se as atitudes e crenças pessoais do Médico de Família, seguidas pela falta de tempo, enquanto as barreiras mais importantes na gestão das Disfunções Sexuais. Os Cuidados de Saúde Primários representam um contexto de interacção social, sendo esta interacção influenciada pelo background cultural dos profissionais de saúde, que por sua vez têm um papel crucial na maneira como a doença é tratada. Os resultados apresentados sustentam a necessidade de intervenções educacionais na área da promoção da saúde sexual.

Do debate resultou a vontade e necessidade de continuação o estudo, no sentido de preparar um modelo intervencional para os Centros de Saúde.

Poderá consultar o programa do congresso aqui.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License