Curso de Epidemiologia e de Investigação Clinica Aplicada à Gastrenterologia (1ª edição)

Inscrições abertas até dia 5 de maio (desconto até dia 21 de abril)

A Clínica Universitária de Gastrenterologia (FMUL) e a Unidade de Epidemiologia (IMP, FMUL) em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia apresentam o Curso de Epidemiologia e de Investigação Clínica Aplicada à Gastrenterologia sob direção de Prof. Doutor José Velosa (Diretor da Clínica Universitária de Gastrenterologia, FMUL) e de Prof. Doutor Evangelista Rocha (Responsável da Unidade de Epidemiologia, IMP, FMUL). A coordenação está a cargo de Dr.ª Rita Sousa (Gastrenterologista, HGO) e de Dr. Paulo Nicola (IMP, FMUL).

O Curso de Epidemiologia e de Investigação Clínica Aplicada à Gastrenterologia terá lugar na Sede da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (Av. António José de Almeida, nº5F, 8º andar, Lisboa), às 6ªfs, das 14h30 às 19h30, entre os dias 9 de maio e 25 de julho de 2014 , perfazendo um total de 10 sessões (55H). Maio: 9,16, 23, 30; Junho: 20, 27; Julho: 4,11, 18, 25.

Estão abertas as inscrições até dia 5 de maio no valor de 400 euros, tendo desconto as incrições efetuadas até dia 21 de abril, no valor de 340 euros. A pré-inscrição deverá ser feita através do envio de um email para tp.gps|lareg#tp.gps|lareg. A selecção dos candidatos é da responsabilidade dos coordenadores do Curso, estando o Curso limitado a um total de 40 alunos.

O Curso de Epidemiologia e de Investigação Clínica Aplicada à Gastrenterologia destina-se a:

  • Gastrenterologistas com interesse na crítica e condução de investigação clínica;
  • Investigadores clínicos e translacionais;
  • Estudantes de Epidemiologia com interesse na área.

Os principais objetivos são:

  • Adquirir competências práticas de investigação e desenvolvimento da capacidade de crítica científica, aplicadas à Gastreterologia;
  • Rever e aprofundar conceitos epidemiológicos para conceptualizar paradigmas clínicos e de investigação na Gastrenterologia;
  • Conhecer recursos e investigadores experientes, com percursos diversos de investigação, na área da Gastrenterologia e da Epidemiologia.

Corpo Docente

André Biscaia, António Vaz Carneiro, Bruno Rosa, Catarina Lima Vieira, Fátima Carneiro, Fernando Magro, Helena Cortez-Pinto, Jorge Fonseca, José Cotter, Luísa Glória, Marília Cravo, Miguel Areia, Milene Fernandes, Paulo Borralho, Paulo Nicola, Pedro Pinto Marques, Rita Gomes de Sousa, Rui Tato Marinho.

Metodologias de Ensino

  • Competências em Investigação (16H)

Sessões teórico-práticas que sistematizam, demonstram e exercítam aspetos fulcrais da prática da investigação epidemiológica e da crítica de estudos clínicos.

No final do curso o aluno deverá ser capaz de:
1. Transformar uma questão clínica numa questão de investigação;
2. Organizar uma pesquisa bibliográfica e utilizar os motores de busca de bases bibliográficas da internet (Pubmed e bases nacionais);
3. Elaborar modelos conceptuais dos estudos, como base para a selecção de variáveis e abordagem estatística;
4. Conhecer e aplicar medidas de distribuição da doença, de associação e de impacto;
5. Seleccionar o desenho de estudo adequado à questão de investigação, bem como tomar decisões que optimizem a eficiência do desenho de estudo;
6. Identificar potenciais viéses, confundimentos e fontes de erro ao conceber um estudo e na crítica de trabalhos de investigação;
7. Compreender os níveis de evidência e os processos de estabelecimento de causalidade;
8. Organizar um protocolo de investigação, incluindo os procedimentos, recursos, e orçamento, tendo em conta o processo de amostragem e o cálculo de tamanho amostral;
9. Calcular e interpretar as propriedades de um teste de diagnóstico;
10. Aplicar os princípios da validação/adequação de um questionário: fiabilidade, validade, sensibilidade à mudança, poder de resposta, peso e valores de referência;
11. Compreender os aspectos chave da ética em investigação e em ciência, bem como os processos de obtenção de autorizações éticas e da Comissão de Proteção de Dados;
12. Possuir conceitos práticos sobre a gestão de projectos e de equipa;
13. Compreender aspectos da linguagem e comunicação científica e da publicação bem-sucedida em revistas médicas;

  • Aplicação da Epidemiologia à Gastrenterologia (16H)

Sessões em que se apresentam e discutem questões relevantes na gastroenterologia, com enfoque na evidência, desenho de estudos, medidas e estratégias da investigação clínica.

1. O custo-efectividade da nova tecnologia na detecção de condições pré-neoplásicas gastrointestinais
2. A erradicação do Helicobacter pylori e o risco de cancro gástrico
3. Os riscos da terapêutica prolongada com Inibidores da bomba de protões
4. A aspirina na prevenção primária do cancro colorectal – riscos versus a carga da doença.
5. A relação entre a intolerância ao glúten não celíaca e o Síndroma do Intestino Irritável.
6. Os biomarcadores da resposta à terapêutica na doença inflamatória intestinal.
7. Intervenções individuais e de saúde pública sobre o consumo excessivo de álcool: evidências e análise de custo-benefício.
8. Análise económica da carga das doenças gastrointestinais nos Cuidados de Saúde Primários
9. Prioridades na intervenção de saúde pública na doença hepática crónica.
10. Haverá associação entre terapêutica com inibidores da bomba de protões e infecção pelo Clostridium difficile? (Supl.)

  • Seminários sobre "A Investigação das Doenças Gastrointestinais" (16h30)

Os seminários são sessões abertas, com um moderador, um prelector convidado, e dois comentadores: uma da área da Gastroenterologia e outro da área da Epidemiologia / Bioestatística.
O propósito será salientar aspectos da experiência de realizar investigação na área da Gastroenterologia em Portugal, bem como dar a conhecer os recursos de investigação clínica.

Os alunos terão oportunidade de sugerir um tema para uma aula de competências de investigação e uma aula de aplicações da epidemiologia à gastrenterologia.

Avaliação da Aprendizagem

Para os alunos que pretenderem uma certificação do curso, terão de concluir com sucesso (pelo menos 10 em 20 valores possíveis):

1) Uma ficha de avaliação de conhecimentos de resposta múltipla ou resposta curta (40% da nota final)
2) Um de dois trabalhos (60% da nota final):

a. Um protocolo de investigação, com um máximo de 7 páginas, de acordo com uma estrutura previamente definida. Esse protocolo será revisto e classificado por um docente da área da Gastroenterologia e outro da área da Epidemiologia. Os comentários serão entregues ao aluno.
b. A revisão e discussão crítica de 2 artigos à escolha de um conjunto previamente fornecido com pelo menos 3 páginas cada um, segundo um modelo de revisão crítica previamente fornecido. Estas análises serão revistas e classificadas por um docente da área da Gastroenterologia e outro da área da Epidemiologia. Os comentários serão entregues ao aluno.

Os alunos que apenas desejarem um certificado de presença terão que ter participado em, pelo menos, 75% da formação mas não terão que concluir a avaliação.

Poderá encontrar mais informações em neste panfleto ou pelo contacto com a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (Tel: 21 799 55 32/ Tel: 93 799 55 32) ou pelo email tp.gps|lareg#tp.gps|lareg.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License